domingo, 25 de março de 2007

A Mata dos Alemães

Este fim de semana escrevo sobre um assunto que me é muito caro, o estado lamentável da assim designada Mata dos Alemães. Não por ser alemão de nascença, mas porque sou português de coração! A mata foi plantada há muitas décadas pelos meus conterrâneos, pouco tempo depois da construção da Base Aérea de Beja. É a única mancha florestal de alguma dimensão no concelho de Beja, e não merece de todo um tratamento tão desleixado assim!
.
Há muitos anos nada é feito em favor dessa mata. Toda a gente pode usufruir dela, atravessam-na, sujam-na, maltratam-na. Penso que está sob alçada da Força Aérea Portuguesa que naturalmente não tem capacidade para a tratar. A CM de Beja, com os poucos meios que tem, efectua limpezas esporádicas, pouco mais! Até quando???
.
A construção civil fala mais alto....
.

.
.
A mata é “rasgada” ao meio por uma rua que por vezes tem bastante movimento!

.
.
Um dos “carrascos” de árvores era a escola Santiago Maior, para dar nisto....

.
.
Fez-se um corredor para uma linha de alta tensão que acabou por ficar subterrânea....
.

.
.
Há um Circuito de Manutenção, ou o que resta dele!

.
.
Estacionamento, estacionamento....

.
.
....e pedras para o impedir!
.

.
.
Ainda bem que o computador não transmite cheiros!!!!

.
.
Clareiras por todo o lado, até quando?
.

.
.
A única excepção à regra, poucas árvores plantadas!

.
.
O Parque das Merendas, usam e abusam, mais nada!

.
.
Alguma coisa tem que ser feita, não acham???

10 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente não é só a "Mata dos Alemães" (já não seria pouco!) mas toda a "herança" da Base Aérea na cidade de Beja: basta olhar para o que eram os arranjos exteriores do Bairro Alemã e o estado de degradação deprimente em que se encontram e ainda o estado a que chegou o complexo das piscinas municipais que, em qualquer sítio civilizado com o clima ameno de Beja, poderia ser um local de lazer agradável, de dia e de noite, com uma agradável esplanada no terraço superior (sim esse onde se encontra um "bar-marquise" mal "amanhado" e mal frequentado.
E muito mais se poderia apontar ... as fotos da mata são elucidativas ... oxalá quem de direito as veja e faça algo antes que seja tarde demais!

Zig disse...

Anónimo:
Tal como digo em tom irónico, a culpa é dos alemães! Se não nos tivessem deixado essa “pesada” herança, nada disso aconteceria.

Mas brincadeiras à parte, tem toda a razão, há sítios que, não com tanto dinheiro assim mas com alguma inteligência, como neste caso, se poderia preservar bem esses lugares. Falta é vontade....

Anónimo disse...

As bestas de tiro, tanto asinino como cavalar, agradecem o que comem à mangedoura dando-lhe depois belas parelhas de coices...
A mata é um exemplo de amor ao ambiente que só peca por estar cheia de eucaliptos. Eucaliptos a mais que é a árvore mais amiga dos incêndios. O seu proprio ciclo de reprodução está ligada à devastação que de tempos a tempos, a golpes de chamas, ou sob alguma demoníaca mão incendiária, ocorre na Natureza.
E é só por isso que a mata não é cuidada. Os malditos Alemães, encheram aquele espaço quase a 90% com eucaliptos. Por essa razão, de forma muito generosa e clarividente, a vossa edilidade aí em Beja, está esperando que arda por completo para depois a repovoar com outras espécies. Estás a ver como estavas a ser maldizente? Espera só até arder tudo. Depois verás como num instante aparece ali algo maravilhoso, feito como deve ser e com o Partido a esfregar as mãos.
( Será ingenuidade minha?... ;)
hihihihihihi...às vezes choro e já não sei se é de tanto rir, ou se é de tristeza... :(

Zig disse...

contraciclo:
És capaz ter razão....

nikonman disse...

A manutenção dessa mata não é da responsabilidade da Força Aérea Portuguesa. A Junta de Freguesia de Santiago Maior pode dar esclarecimentos sobre o estado em que está essa Mata e o que está para aí previsto.

Zig disse...

Nikonman:
Caro amigo, muito obrigado pelo esclarecimento. É que, já há muitos anos tento descobrir de quem é a responsabilidade dessa mata. Em tempos, alguém me disse que era da FAP, pelos vistos não é. Vou, então, um dia desses à Junta de Freguesia para melhor esclarecimento dessa situação!

nikonman disse...

A FAP tem sob sua responsabilidade os terrenos que estão imediatamente a seguir aos blocos A1 e A2, que tentou manter em bom estado, tendo inclusivamente lá colocado 2 balizas para os miúdos jogarem. Há, porém, alguma vizinhança (barracas a seguir à EDP) que tem vindo a estragar o pouco que restava.
Há outros terrenos do Estado, administrados pela FAP, mas que nada têm a ver com os que referes.
Sugestão: aparece numa Assembleia Municipal e questiona directamente o executivo sobre todas as questões que aqui colocas. Vale a pena ouvir as respostas.

Zig disse...

Nikonman:
Mais uma vez, muito obrigado pelo esclarecimento!

Será uma boa sugestão, ir a uma assembleia municipal. Sabes quando é a próxima, ou qual é a melhor altura para ir a uma assembleia dessas?

nikonman disse...

A próxima está marcada para dia 20 de Abril - 21H00 - Biblioteca. Mas hoje há uma reunião entre o Presidente da AM e os líderes das bancadas e não sei se haverá alguma alteração. Põe-te atento ao Praça.

Zig disse...

nikonman:
Tenho esses dias todos ocupados com música, logo vejo. Obrigado!